Destaques: Notícias e Artigos

NÃO PUBLIQUE EM PERIÓDICOS PREDATÓRIOS - Confira acessando: https://predaqualis.netlify.com/lista/

O PPGCA em Notícia

Florestas regenerantes recuperam rapidamente a riqueza de espécies mas lentamente a composição de espécies: uma rede internacional de ecólogos da América Latina, Estados Unidos e Europa, da qual participa a docente do PPGCA Dra Ima Vieira, publicaram esta semana um estudo na revista científica Science Advances onde elucidam o papel das florestas secundárias na conservação de da diversidade de árvores tropicais. A rede inventariou as árvores de 1.800 parcelas em florestas tropicais localizadas em 56 áreas de estudo de 10 países da América Latina. Eles compararam os dados de campo das florestas secundárias de diferentes idades com o de florestas maduras bem conservadas adjacentes. O estudo mostrou que o número de espécies (riqueza) nos fragmentos de florestas regenerantes se recupera em poucas décadas, mas que a composição de espécies pode demorar séculos para se assemelhar às florestas maduras originais ou nunca se recuperar. Apesar da rápida recuperação do número de espécies, o estudo também mostra que as espécies de árvores encontradas nas florestas regenerantes é normalmente diferente daquelas encontradas nas florestas maduras adjacentes. Após 20 anos de regeneração, apenas 34% das espécies são as mesmas encontradas nas florestas maduras. Portanto, pode demorar séculos até que as florestas secundárias recuperem as mesmas espécies da floresta original, se isso realmente chegar a acontecer.

Publicação: Rozendaal, D. et al. Biodiversity recovery of Neotropical secondary forests. 2019. Science Advances 5: eaau3114

Fig. 1 Tree species richness and recovery of Neotropical secondary forests.

- DOSSIÊ INDICADORES DE SUSTENTABILIDADECiência e Cultura, 71(1)2019. Ima Célia Guimarães Vieira.

- Second rate or a second chance? Assessing biomass and biodiversity recovery in regenerating Amazonian forestsCom a participação dos Docentes/PPGCA: Ima Vieira, Joice Ferreira  e Jos Barlow.

- Amazon forests failing to keep up with climate change. Com a participação dos Docentes/PPGCA: Ima Vieira e Jos Barlow (em português - Amazônia sofre com as mudanças climáticas).

Artigo de referência: Compositional response of Amazon forests to climate change. Global Change Biology, November 2018.

The impact of the 2015/2016 El Niño on the terrestrial tropical carbon cycle: patterns, mechanisms and implications. Lucy Rowland, Yadvinder Malhi, Luiz E.O. Aragão and Rosie A. Fisher (org.). Philosophical Transactions of the Royal Society B. Com a participação dos Docentes/PPGCA: Alessandro C. Araújo, Joice Ferreira e Jos Barlow. E da Mestre egressa/PPGCA: Amanda Cardoso Nunes Cordeiro.

Políticas de desenvolvimento em Atalaia, Ajuruteua e Crispim: Adrielson Furtado Almeida - tese "Os efeitos das políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico na zona costeira do nordeste paraense: expansão rodoviária, urbanização e atividade turística"; PPGCA/IG, Dr. Mário Augusto G. Jardim (orientador). Jornal Beira do Rio.