Destaques: Notícias e Artigos

NÃO PUBLIQUE EM PERIÓDICOS PREDATÓRIOS - Confira acessando: https://predaqualis.netlify.com/lista/

O PPGCA em Notícia

- Fonte: Territórios e alianças políticas do pós-ambientalismo. Artigo com Docentes e Discentes do PPCGA que serviu como base para a publicação "Todos os caminhos levam ao boi". (Vídeo) (Texto)

Aquecimento e desmate podem cortar Amazônia pela metade em 2050. O resultado sinistro vem de uma análise da distribuição atual de mais de 10 mil espécies arbóreas, cruzada com modelos de projeção de desmatamento e com dois cenários dos modelos climáticos do IPCC, o painel do clima das Nações Unidas. Os resultados estão num artigo científico no periódico Nature Climate Change. O grupo liderado pelo cientista ambiental Vítor Gomes, da Universidade Federal do Pará, mostrou que, embora o desmatamento seja hoje a maior causa da perda de habitat na Amazônia, nas próximas décadas ele deverá ser suplantado pela crise do clima. (Publicação)

Desmatamento e clima podem em 30 anos reduzir Amazônia à metade. (Publicação)

Como as florestas renascem: Em áreas secas, as árvores de madeira dura são as primeiras a se regenerar naturalmente, ao contrário do que ocorre em zonas úmidas. Em Pesquisa FAPESP - Se possível, a restauração florestal deve contar com a regeneração natural, a chamada restauração passiva. Ela é mais barata e leva a uma vegetação mais diversificada e resiliente”, diz a ecóloga Ima Vieira, do Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição afiliada ao 2ndFOR. “Apenas em áreas degradadas onde a regeneração natural é difícil, o plantio de árvores é uma boa alternativa.” (Publicação)

Por uma reserva legal justa, protetora e produtiva: M. BUSTAMANTE, I. VIEIRA, V. PILLAR e G. FERNANDES (Publicação). Este artigo foi escrito com apoio do grupo "Coalizão Ciência e Sociedade", formado por aproximadamente 50 cientistas de diversas instituições de pesquisa do País.

Florestas regenerantes recuperam rapidamente a riqueza de espécies mas lentamente a composição de espécies: uma rede internacional de ecólogos da América Latina, Estados Unidos e Europa, da qual participa a docente do PPGCA Dra Ima Vieira, publicaram esta semana um estudo na revista científica Science Advances onde elucidam o papel das florestas secundárias na conservação de da diversidade de árvores tropicais. A rede inventariou as árvores de 1.800 parcelas em florestas tropicais localizadas em 56 áreas de estudo de 10 países da América Latina. Publicação: Rozendaal, D. et al. Biodiversity recovery of Neotropical secondary forests. 2019. Science Advances 5: eaau3114

- Dossiê Indicadores de SustentabilidadeCiência e Cultura, 71(1)2019. Ima Célia Guimarães Vieira.

- Second rate or a second chance? Assessing biomass and biodiversity recovery in regenerating Amazonian forestsCom a participação dos Docentes/PPGCA: Ima Vieira, Joice Ferreira  e Jos Barlow.

MAIS DO PPGCA EM NOTÍCIAS ACESSE Repercussão