O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) tornou-se referência no processo de formação acadêmico-científica dentro da Amazônia, por ter sido o primeiro curso stricto sensu em Ciências Ambientais da região, cuja premissa foi adotar a interdisciplinaridade como norteamento das linhas de pesquisa, além de funcionar em caráter interinstitucional através da parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Museu Emílio Goeldi (MPEG), a EMBRAPA/Amazônia Oriental e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A missão do PPGCA é formar Mestres e Doutores engajados nos estudos de problemas socioambientais da Amazônia. O corpo discente é estrategicamente induzido em desenvolver sua pesquisa com escopo científico interdisciplinar e integrado em ciências ambientais, aperfeiçoando o entendimento dos processos sistêmicos que regem o funcionamento dos ecossistemas naturais e antropizados e os efeitos/impactos das mudanças do uso e cobertura da terra e do clima sobre a biodiversidade e comunidades da Amazônia. 

Portanto, o objetivo do PPGCA é desenvolver estudos (Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, bem como produções intelectuais e técnicas) para avançar e inovar nas bases científicas e tecnológicas necessárias para a efetiva inserção integrada da dimensão socioambiental no processo de desenvolvimento local e regional, considerando sua diversidade socioeconômica e cultural, e contribuir para as questões de sustentabilidade da Amazônia dentro do contexto das mudanças globais e regionais. 

Dentre os projetos integradores nacionais e internacionais do PPGCA, destacam-se a “Rede Amazônia Sustentável” conduzido por instituições brasileiras e britânicas; o “Observatório da Torre Alta da Amazônia – projeto ATTO” gerido em conjunto pelo Brasil e Alemanha, bem como alguns sub-projetos dentro da fase 2 do programa LBA; e a REDECIAMB-AMAZON - Rede Acadêmica e de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Ambientais da Amazônia. As diversas atividades desenvolvidas nestes projetos (e em outros que totalizam mais de duas dezenas de projetos de pesquisa e extensão, de âmbito nacional e internacional) oportunizam a integração de estudantes/pesquisadores/instituições no âmbito regional, nacional e internacional concernente as temáticas das Ciências Ambientais da Amazônia, cujas ações permitem o desenvolvimento de pesquisas cientificas avançadas que possam primariamente contribuir para minimização dos problemas ambientais e promoção da sustentabilidade local/global, bem como subsidiar/auxiliar o planejamento das políticas publicas frente aos cenários futuros de extremos climáticos e das transformações socioambientais e da biodiversidade/serviços ecossistêmicos do bioma Amazônico. 

Quanto a estrutura curricular, o PPGCA se propõe a ministrar um vasto programa de conhecimento e fundamentos teóricos e práticos das ciências ambientais. O Programa agrupa dois grandes grupos de disciplinas: 1-Obrigatórias associadas à formação de um grupo de professore(a)s/pesquisadore(a)s; 2-Eletivas que se ligam às linhas de pesquisa com participação de pelo menos três docentes ministrantes. Todas as disciplinas estão em consonância com as linhas que caracterizam o perfil do PPGCA. A estrutura curricular implantada em 2005 (mestrado) e 2011 (doutorado) sofreu um processo de revisão, com base nas adequações propostas pelas sucessivas avaliações, visando reforçar o seu aspecto interdisciplinar e potencializar o esforço docente em trabalhar em conjunto, para fornecer uma discussão mais contextualizada nas questões amazônicas e de maior repercussão nacional e internacional.

 

O Planejamento estratégico do PPGCA, com os itens considerados prioritários para a quadrienal de 2021 a 2024, engloba as seguintes metas, ações, resultados esperados e prazos:

Meta 1 – Fortalecer a produção discente internacional.

Ações: i) Promover maior envolvimento dos discentes em projetos internacionais; ii) Adequar o Regimento interno no sentido de facilitar e assegurar a produção de artigos dos discentes em periódicos internacionais com fator de impacto médio/alto ou Qualis A1; iii) Buscar ampliação dos recursos orçamentários para pagamento de traduções e taxas de artigos.

Resultado esperado: Produção discente de alta qualidade internacional. Prazo de conclusão: 2024

Meta 2 – Consolidar as ações de internacionalização.

Ações: i) Estabelecer os doutorados Co-tutela em instituições internacionais; ii) Buscar bolsas e incentivar o doutorado sanduiche no exterior, preferencialmente nos países norte americanos e europeus; iii) Ampliar a submissão em Editais internacionais e a participação discente/docente em projetos e programas internacionais, buscando recursos para intercâmbio de discentes no exterior; iv) Apoiar a participação discente em eventos e treinamentos internacionais.

Resultado esperado: Promover consolidação dos aspectos de internacionalização do PPGCA ao longo da quadrienal de 2021 a 2024.

Prazo de conclusão: 2024.

Meta 3 – Ampliar as ações de Inserção Social.

Ações: i) Buscar instrumentos que possam ampliar as ações de inserção social no âmbito das Dissertações/Teses (incluir item nas considerações finais sobre a repercussão e contribuição das pesquisas para o benefício das comunidades locais); ii) Buscar aplicação dos projetos científicos e dissertações/teses com enfoque tecnológico de modelagem climática/ambiental e processamento integrado de dados ambientais/sociais/econômicos no âmbito dos Institutos e Empresas do setor produtivo, Órgãos governamentais e ONGs; iii) Estabelecer comissão Docente/discente para planejamento e fortalecimento as demais ações de inserção social do Programa.

Resultado esperado: Dobrar as contribuições do PPGCA no diversos itens de inserção social durante a quadrienal de 2021 a 2024.

Prazo de conclusão: 2024 

Meta 4 – Ampliar oferta de Bolsas.

Ação: Coordenação e grupo de docentes devem buscar recursos adicionais para Bolsas de mestrado/doutorado em editais nacionais e internacionais.

Resultado esperado: Todo corpo discente com bolsa e com dedicação exclusiva ao Programa. Prazo de conclusão: 2024.

Meta 5 - Melhoria e otimização da grade curricular.

Ação: Reformular/atualizar a grade de disciplinas e carga horária com maior participação de docentes, incluindo enfoques científicos integradores mais aderentes as linhas de pesquisa do Programa.

Resultado esperado: Otimizar a etapa de cumprimento dos créditos em disciplinas, buscando maior enfoque nas questões centrais do Programa (pesquisa científica interdisciplinar em ciências ambientais da Amazônia).

Prazo de conclusão: 2022.

Meta 6 – Promover a equanimidade orientador/aluno.

Ação: Planejamento dos Processos Seletivos com uma etapa final de organização/sistematização equitativa de orientador/orientando, de forma a envolver todo corpo docente.

Resultado esperado: Alcançar a equanimidade da proporção orientador(a)/aluno(a) ao longo da quadrienal 2021 a 2024.

Prazo de conclusão: 2024.

Meta 7 – Planejar a realização de Evento Internacional e edição de Livro em inglês.

Ação: Buscar financiamento e parcerias para planejar a realização do evento internacional “International symposium on Amazon environmental sciences”, incluindo a edição de Livro em inglês sobre os trabalhos principais apresentados no evento.

Resultado esperado: Promover um evento, com repercussão regional, nacional e internacional, que represente o papel/importância do PPGCA para as ciências ambientais da Amazônia, incluindo o envolvimento do corpo discente/docente do próprio Programa e de outros programas de instituições amazônicas, do Brasil e do exterior, culminando com a edição e publicação de Livro em inglês sobre o evento.

 

Prazo de conclusão: 2023 ou 2024.