INTERCÂMBIO NA UNIVERSIDADE DE OSLO (UiO) – NORUEGA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

 Aos alunos de Mestrado do PPGG & PPGCA 

Por meio do projeto Geological resources and sustainable development - learning to live in a finite world há a possibilidade de realização de intercambio estudantil na UiO para estudantes de mestrado que ingressaram no PPGG em 2022. 

O intercambio estudantil será realizado no período de agosto-dezembro/2022. 

O aluno(a) selecionado terá passagem e hospedagem custeadas pelo projeto acima mencionado. 

A seleção envolve uma entrevista em inglês com membros do projeto acima mencionado. Será levado ainda em consideração o currículo do(a) candidato(a), com base na avaliação realizada no processo seletivo do PPG. 

A entrevista será realizada no dia 26/04/2022 (terça feira). Deverão participar da entrevista no máximo 3 candidatos(as) de cada programa. Portanto, haverá uma pré-seleção tomando como base a nota obtida na prova de conhecimento da língua inglesa no processo seletivo do programa e o currículo do(a) candidato(a). 

As inscrições serão encerradas às 14h do dia 25/04/2022 (segunda feira). A lista dos(as) candidatos(as) selecionados para a entrevista será divulgada as 19h do dia 25/04/2022 nos sites do PPGG/PPGCA.

Formulário de Inscrição

Mais Informações

Modelo para apresentação de Teses/Dissertações com os capítulos apresentados no formato de Artigo.      

 

Resolução n. 01 - PPGCA, de 05 de abril de 2018: sobre Disciplina em outros Programas de Pós-Graduação.

 

Internacionalização 

>UiO (SIU-Norwegian Center for International ) - University of Oslo & UFPA - Federal University of Pará -  Geological resources and sustainable development learning to live in a finite world - (mais informações). Acesse os dados do projeto - (GeoSource)

>Organização dos Estados Americanos: Scholarships to study masters or doctorate programs in Brazilian universities.

>Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE).

NÃO PUBLIQUE EM PERIÓDICOS PREDATÓRIOS - Confira acessando: https://predaqualis.netlify.com/lista/
Atenção para a nova direção do QUALIS -
Mais informações. Documento divulgado para os PPGs.

O PPGCA em Notícia

Joice Ferreira (PPGCA/EMBRAPA): Coluna - Revista Piauí

- NÃO TEMOS TEMPO A PERDEREstamos às vésperas da 26ª reunião mundial sobre mudanças climáticas e ainda insistimos em caminhar rumo à destruição ambiental. Por quê?

- A FLORESTA EM CHAMASA época das queimadas na Amazônia está chegando. O que virá?

Coalizão Ciência e Sociedade: Ima Vieira (Museu Paraense Emílio Goeldi), Maria Teresa Piedade (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Helder Queiroz (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), Joice Ferreira (Embrapa Amazônia Oriental), Mercedes Bustamante (Universidade de Brasília) e Coalizão Ciência e Sociedade (www.cienciasociedade.org.br)

Uma década de construção da agenda climática do Para, Brasil Avaliação da implementação das principais iniciativas, lições aprendidas e recomendações

- A Rede Amazônia Sustentável lançou 3 vídeos sobre as causas, os impactos e as soluções para o fogo na Amazônia:

As causas: https://www.youtube.com/watch?v=CFJCNE5EcLw&t=10s 

Os impactos: https://www.youtube.com/watch?v=Fir-O6zCnUA&t=13s 

As soluções:https://www.youtube.com/watch?v=d8cAtNBoP7I&t=19s

- A pesquisadora Ima Vieira integra a equipe de 25 especialistas convidados a colaborar com o Sínodo para a Amazônia, de 6 a 27 de outubro, em Roma. "É preciso agir o mais rápido possível, pois a destruição da Amazônia e as mudanças climáticas andam mais rápido que os cientistas". (Estadão - 05 de outubro de 2019).

A convidada especial na transmissão ao vivo do Vatican News diante da Sala do Sínodo foi Ima Célia Guimarães Vieira ... Acesse a entrevista na íntegra.

Vegetação nativa em propriedades privadas gera R$ 6 trilhões por ano Reservas Legais contribuem para maior produtividade agrícola, explica Jean Paul Metzger. Pesquisa com a participação das pesquisadoras Joice Ferreira (PPGCA-EMBRAPA) e Ima Vieira (PPGCA-MPEG) e mais 407 cientistas brasileiros de 79 instituições. (Publicação(Publicação(Publicação) (Artigo)

- A pesquisadora Joice Ferreira, PPGCA-Embrapa Amazônia Oriental é premiada pela Sociedade Britânica de Ecologia (BES) 2019, na categoria “Engajamento Ecológico”, que premia um ecólogo que contribuiu para o envolvimento do grande público com as pesquisas em ecologia por meio de iniciativas de comunicação e interação em diferentes mídias no nível mundial. (Publicação

MAIS DO PPGCA EM NOTÍCIAS ACESSE Repercussão

 

Acesse mais informações sobre o PPGCA e sua produção: 

Artigos derivados das Dissertações do PPGCA

Artigos derivados das Teses do PPGCA

Reflexões em Biologia da Conservação. Marlúcia Bonifácio Martins, Mário Augusto Gonçalves Jardim, William de Oliveira Sabino e Maria Fabíola Gomes da Silva de Barros (Org.). Belém: Museu Paraense
Emílio Goeldi, 2020. 298 p. ISBN 978-65-88888-03-2. Volume II.

Reflexões em Biologia da Conservação. Mário Augusto Gonçalves Jardim, Marlúcia Bonifácio Martins (Org.) Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2018. 186 p. ISBN 978-85-61377-97-7. Volume I.

Natural resources in wetlands: from Pantanal to Amazonia. Marcos Antônio Soares Mário Augusto Gonçalves Jardim (Org.). Belém: MPEG, 2017. 288 p. 

Amazônia em tempo: impactos do uso da terra em diferentes escalas. Steel Silva Vasconcelos, Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo, Aline Maria Meiguins de Lima (Org.). Belém:
Universidade Federal do Pará : Museu Paraense Emílio Goeldi: Embrapa Amazônia Oriental, 2017. 504 p. ISBN 978-85-63728-54-8. 

Amazônia em tempo: estudos climáticos e socioambientais. Ima Célia Guimarães Vieira, Mário Augusto Gonçalves Jardim, Edson José Paulino da Rocha (Org.). Belém: Universidade
Federal do Pará : Museu Paraense Emílio Goeldi : Embrapa Amazônia Oriental, 2015. 462 p.
ISBN 978-85-61377-81-6.