• Palestras - Convidados do PPGCA

  • Minicursos

  • Seminários do PPGCA

  • Participação de Docentes do PPGCA em Eventos

  • Premiações & Projetos Aprovados

  • Entrevistas 

 Palestras - Convidados do PPGCA

 »  Seminário: Resiliência e Sustentabilidade: Perspectivas Globais e Locais. Ministrado por Drª Sarah Cornell e Doutoranda Maria Schewenius, Stockholm Resilience Centre e Gävle University College (Suécia). 

Data/horário: 03 de dezembro de 2018, às 14:00. Local - Auditório Paulo Cavalcante, Museu Paraense Emilio Goeldi, Campus de Pesquisa – Av. Perimetral, Belém. 

»  Seminário: O Projeto ATTO e as ligações entre a química atmosférica e a turbulência. Ministrado pelo Dr. Stefan Aiko Wolff

Data: 04/09/2018. Horário: 10:30 hs. Local: Auditório do Instituto de Geociências/UFPA. 

»  Seminário Internacional: Clima e sociedade: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades". Ministrado por João Manuel Alveirinho Dias.

BSc in Geology (University of Lisbon), PhD in Geology and Geodynamics (University of Lisbon), Researcher at the Centre for Marine and Environmental Research (CIMA), University of Algarve, Faro, Portugal. 

Local e Data/Horário: Auditório do Instituto de Geociências da UFPA. Terça-feira dia 28 de agosto de 2018 às 14:00 horas. 

»  Seminário Internacional: Sustainability science and interdisciplinary approaches to understanding Global Environmental Change: insights from the case of Tropical Fire. Ministrado por Rachel Carmenta.

PhD. BSc in Ecology (University of East Anglia). PhD in Interdisciplinary Environmental Science (Lancaster University). Research Fellow at Wolfson College based at the University of Cambridge Conservation Institute and the Department of Geography, United Kingdom.  

Tema do seminário: The presentation consists of an overview of using mixed methods to understand the fire policy practice gap in the forest frontier, mainly with data from Brazilian Amazon and Indonesia. It will be based on researches quantifying performance and interpreting the patterns that lead to performance using remote sensing, social science and anthropological methods. 

Local e Data/Horário: Auditório do Instituto de Geociências da UFPA. Sexta-feira dia 10 de agosto de 2018 às 13:00 horas  

»  Seminário Internacional: REDD+ no Contexto Global, Nacional e Subnacional. Dra. Gabriela Simonet (INRA França e CIFOR)

Resumo: A pesquisadora abordará sobre as negociações de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) em nível global, sobre o que está ocorrendo no Brasil, e apresentará um estudo, coordenado pelo CIFOR, abrangendo os seus métodos e resultados para a avaliação de um projeto REDD+ na região da Rodovia Transamazônica. Auditório do Instituto de Geociências da UFPA. Quarta-feira dia 13 de junho de 2018 às 15:00.

Certificado  

»  Palestra: Prof. Laurent Polidori - Sensoriamento Remoto Multitemporal para uma abordagem dinâmica das Ciências Ambientais

O Prof. Laurent Polidori é doutor da Universidade de Paris (1991). Atua como especialista em cartografia e sensoriamento remoto, esteve em vários cargos na industria espacial (Aérospatiale, Cannes, 1991-1999) e na pesquisa ambiental (IRD, Cayenne, 1999-2006). De 2007 a 2015 foi professor no CNAM (Paris, França), diretor da ESGT (escola superior de engenharia cartográfica e agrimensura) e do laboratório GeF de pesquisa em ciências topográficas e fundiárias. Desde 2016 é diretor do CESBIO (Centro de estudos espaciais da biosfera, Toulouse, França). Foi presidente da SFPT (Sociedade francesa de fotogrametria e sensoriamento remoto) de 2008 a 2014. Desenvolve muitas parcerias no Brasil. Local: Auditório do Instituto de Geociências/UFPA. Data: 20/12/2017. Horário: 10 horas. 

Certificado 

Minicursos

Postgraduate Course on Evaluating the Impacts of Land Use Change on the Brazilian Amazon. Este é resultado de uma parceria entre o INPE e UFPA e a Universidade de Leeds, financiado pelo Fundo Newton, sendo ministrado pelos professores  David Galbraith,  Dominick Spracklen,  Yunxia Wang, Marcos Adami e Aline Meiguins. Neste curso os alunos receberam treinamento em modelagem voltada para o entendimento dos efeitos da mudança de uso e cobertura da Terra no clima e na biodiversidade terrestre. Durante esta semana também foi realizada uma visita a uma área de contato entre a floresta, floresta secundária e cerrado amazônico (localizada no município de Vigia/PA) que propiciou um melhor entendimento dos objetivos do curso para os alunos, com a participação da Doutoranda Joxleide Coutinho e do Técnico Luiz Carlos Lobato, ambos do MPEG.

Certificado

"Obtenção de dados de precipitação pluviométrica por sensoriamento remoto". Local: Auditório do Instituto de Geociências/UFPA. 24/01/2018. Carga horária - 4 hs. Ministrante - FERNANDA DA SILVA DE ANDRADE MOREIRA, Mestre em Ciências Ambientais, Universidade Federal do Pará;  JEFFERSON INAYAN DE OLIVEIRA SOUTO, Meteorologista, Universidade Federal do Pará.

Certificado 

"Avaliação de perdas monetárias por chuvas intensas nas cidades". Local: Auditório do Instituto de Geociências/UFPA. 07 e 09/03/2018. Carga horária - 8 hs. Ministrante - Ronaldo Rosales Mendoza. Master em Ciências Ambientais UFPA-Brasil. Licenciado Contaduría Pública. 

Certificado

Seminários do PPGCA

- Eventos que o MPEG promove ou dos quais ela participa.

- Eventos que a Embrapa promove ou dos quais ela participa. 

- II Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação do PPGCA - 2017

Caderno de Resumos 

Certificado - Palestrante 

Certificado - Participante 

- I Seminário de Integração Graduação e Pós-Graduação do PPGCA - 2016

Programação

Certificado - Palestrante

 Participação de Docentes do PPGCA em Eventos

» II Simpósio Internacional Interdisciplinaridade, Sustentabilidade e Desenvolvimento: Critica e atualização do debate na produção do conhecimento na Amazônia.

Data: De 05/12/2018 a 07/12/2018. Local: Auditório Professor Armando Dias Mendes (NAEA), Auditório do ICED (Bloco B) e Auditório do ICJ. UFPA. Programação.

Participação dos docentes do PPGCA - Aurora Mota e Everaldo de Souza na Mesa "Mudanças Climáticas na Amazônia".

» Ecosystem Services Partnership regional conference  - Latin America 2018. Global changes, ecosystem services and multilateral agreements in Latin America and the Caribbean.

Local: Campinas, Brasil. Date: 22-26 October 2018. Programação.

Com a contribuição da docente do PPGCA Joice Nunes Ferreira na organizadora da sessão “An appraisal of policies and interventions for the promotion of ecosystem services in Latin America”. E Co-autora da apresentação oral “How have ecosystem services been incorporated into public policies and programs in Brazil?”.

» II Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente.

Organizado pelo Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território - Universidade do Minho, entre os dias 04 e 08 de Junho de 2018, no Campus de Azurém, Guimarães, da Universidade do Minho. Programação.

Com a contribuição da docente do PPGCA Márcia Aparecida da Silva Pimentel como moderadora numa sessão de apresentação de comunicações da Sessão Temática “Questões (socio)ambientais na Amazônia: dinâmicas, conflitos e desafios”.

» Seminário Pós Graduação do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada da USP

Local: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Piracicaba- SP, 12 de abril e 2018. 

Com a participação da docente do PPGCA Ima Célia Guimarães Vieira Na conferência “A Amazônia como um sistema socioecológico: análise das mudanças de usos da terra e sustentabilidade”.

»  Simpósio Bilateral Brasil/França.

Organizado pela Academia Brasileira de Ciências. Local: Manaus, de 5 a 8 de junho de 2018. Programação.

Com a participação da docente do PPGCA Ima Célia Guimarães Vieira como Conferencista convidada com a palestra “Land Use Drives Change In Amazonian Tree Species”

»  3º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência

Local: Museu do Amanhã, RJ. De 13 a 15 de setembro de 2018. Programação.

Com a participação da docente do PPGCA Ima Célia Guimarães Vieira como moderadora da mesa redonda “O papel dos Museus de Ciência na Agenda 2030”

»  Ciência e tecnologia e Inovação para a Sustentabilidade - ODS 2030.

Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em articulação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Auditório da SUDAM, Belém-Pará. Dia 22 de outubro de 2018. 

Com a participação da docente do PPGCA Ima Célia Guimarães Vieira na mesa de abertura.

» II Seminário de Pesquisa GDEA: Dinâmica territorial do espaço rural da Amazônia

Local: UFPA, Belém, dia 10 de outubro. Programação.

Com a participação da docente do PPGCA Ima Célia Guimarães Vieira como conferencista na Mesa redonda Amazônia: Dinâmicas, desafios e perspectivas.

» II Fórum Municipal de Meio Ambiente de Marituba - Compromisso Socioambiental e Sustentabilidade: Dever de Todos.

Período: 15 e 16 de Junho de 2018, no Ginásio Municipal Poliesportivo de Marituba.

Com a contribuição da docente do PPGCA Aline Meiguins, na da mesa redonda – Diagnóstico e recomposição dos mananciais hídricos da Região Metropolitana de Belém.

 Premiações e Projetos Aprovados

»  PRÊMIO CAPES DE TESE - EDIÇÃO 2018. Área de Avaliação: CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Autor: LUCIANO JORGE SEREJO DOS ANJOS       

Orientador: PETER MANN DE TOLEDO

Título da Tese: MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A FLORESTA AMAZÔNICA AO LONGO DO TEMPO E ESPAÇO 

» Chamada CNPq/Prevfogo-Ibama Nº 33/2018 - Pesquisas em ecologia, monitoramento e manejo integrado do fogo

1) Projeto aprovado por docente do PPGCA - SEM-FLAMA: Soluções para reduzir os impactos socioambientais do fogo EM FLorestas AMAzônicas de Uso Sustentável

Coordenador: Joice Ferreira, Embrapa

O Projeto SEM-FLAMA reunirá uma equipe multidisciplinar e pesquisas socioecológicas para propor estratégias para reduzir a ocorrência de incêndios florestais em duas florestas protegidas de uso sustentável no Pará onde o risco e frequência de incêndios tem aumentado expressivamente nos últimos anos: Floresta Nacional dos Tapajós e Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns . O projeto produzirá conhecimento científico para: (i) co-desenhar, junto com gestores e comunitários, um sistema de monitoramento e alerta de focos de queimadas, (2) identificar regiões prioritárias para intervenções relacionadas às práticas do manejo do fogo, e (3) promover ações participativas e educativas,adotando estratégias de ciência cidadã para a democratização do conhecimento; levando em conta os aspectos sociais, ecológicos e espaciais das áreas protegidas em questão.

2) Projeto aprovado por docente do PPGCA - Recuperação de áreas degradadas por incêndios florestais em comunidades/aldeias de índios ressurgidos no oeste do Pará

Coordenador: Ima Vieira, Museu Paraense Emilio Goeldi 

O projeto será desenvolvido pelo Museu Paraense Emilio Goeldi, com participação da UFOPA, ICMbio, STTR Santarém e associações comunitárias locais e pretende fazer uma avaliação do grau de resiliência das florestas degradadas por incêndios florestais em comunidades rurais da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns como subsídio à identificação de áreas prioritárias para restauração florestal. A contribuição científica da proposta abrange a identificação de indicadores de degradação de fácil medição, permitindo tanto conhecer o quadro atual, quanto identificar estratégias de intervenção e a partir da percepção dos comunitários sobre degradação florestal e seus efeitos para os moradores da região, traçar uma estratégia de ação local de restauração florestal.

Entrevistas 

Com a contribuição da docente do PPGCA Ima Vieira:

"Situação do Goeldi é crítica", diz pesquisadora sobre 'museu-irmão' do Museu Nacional 

 
- Com a contribuição da docente do PPGCA Joice Nunes Ferreira:
Preservar o carbono das matas não garante sua biodiversidade. 2018.  Proteger o carbono das florestas tropicais não garante conservação da biodiversidade. 2018.
Projeto de carbono florestal não garante proteção de espécies. 2018. 
Conservação na Amazônia focada somente em carbono pode desproteger a biodiversidade. 2018. 
If a tree stores carbon in a forest, does it also protect biodiversity?. 2018.
 Biodiversidade dos trópicos está em colapso. 2018.
Protecting tropical forest carbon stocks may not prevent large-scale species loss. 2018. 
Proteger o carbono das florestas tropicais não garante conservação da biodiversidade. 2018. 
Time is running out for the tropics: Extinction of hundreds of species due to deforestation, over-fishing and climate change is 'imminent' unless we act NOW, new research warns. 2018. 
Biodiversity collapse imminent in world's tropics, study says. 2018. 
Hundreds of animal species face 'imminent' EXTINCTION if we don't take urgent action, scientists warn. 2018. 
Biodiversity collapse imminent in world's tropics, study says. 2018.
Time is running out in the tropics?researchers warn of global biodiversity collapse. 2018. 
Saving tropical forest carbon stocks won?t protect biodiversity. 2018.
Proteger estoques de carbono pode não resultar em proteção à biodiversidade. 2018.
Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas. 2018. 
Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas. 2018.
Scientists pin down fraud that fuels illegal Amazon logging. 2018.
Scientists urge greater protection of Brazil?s secondary forests. 2018.