Ações destinadas ao público externo ano 2019

Ações destinadas ao público externo ano 2018

Ações destinadas ao público externo ano 2020

PPGCA 15 Anos: PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O mês de agosto marca o início das atividades do PPGCA, que teve sua primeira Reunião de Instalação em 08 de abril de 2005 (ATA n. 01/2005).

E como parte das atividades que marcam a data serão promovidas ações em parceria com os discentes e docentes do curso, além de convidados.

O destaque do mês de agosto fica para o início dos nossos "Encontros" que serão formados por diálogos interdisciplinares e divulgação de trabalhos e Seminários Internacionais visando a integração com profissionais de outros países. Faça parte da nossa página e fique atualizado da programação.

ENCONTROS:

DISPONÍVEL no Canal do PPGCA

- Transmissão ocorrida em: 20 de agosto de 2020, com o Dr. Marcos Adami - "Monitoramento Ambiental por Sensoriamento Remoto".

- Transmissão ocorrida em: 27 de agosto de 2020, com o Dr. Marcelo Lima, mediada pelo MSc. Álvaro Pinto  - "Impactos Ambientais e Riscos a Saúde Humana: em Barcarena, Estado do Pará"

- Transmissão ocorrida em: 03 de setembro de 2020, com o Dr. Adrielson Furtado, mediada pelo MSc. Marcos Ronielly da Silva - "Pesquisa Científica em Ciências Ambientais - Regiões Costeiras: síntese das experiências e publicações"

- Transmissão ocorrida em: 10 de setembro de 2020, com as Dras. Ima Vieira e Joice Ferreira, mediada pelo Msc. Cássio Alves Pereira  - "A Agricultura Familiar no Cenário de uma Amazônia mais Inflamável: a perspectiva da Comunidade Acadêmica"

- Transmissão ocorrida em: 17 de setembro de 2020, com a Dra. Josiane Sarmento dos Santos e o Dr.  Juarez Ventura de Oliveira - "O clima urbano e os impactos decorrentes da ação das chuvas"

-Transmissão ocorrida em: em 24 de setembro de 2020, com a Dra. Francinelli de Angeli e a MSc. Andréa Coelho - "Indicadores ambientais: desafios e potencial de aplicação nas Ciências Ambientais"

-Transmissão ocorrida em: em 01 de outubro de 2020, com a Dra. Márcia Pimentel e a Dr. Lana Nunes - "Como incorporar os estudos de percepção ambiental nas Ciências Ambientais?" (vídeo editado)

-Transmissão ocorrida em: em 08 de outubro de 2020, com os convidados - Manoel Edivaldo, João Sousa e Mara Ferreira, mediada pelo Msc. Cássio Alves Pereira - "Amazônia mais Inflamável: a perspectiva de lideranças da agricultura familiar sobre a atuação da comunidade científica"

-Transmissão ocorrida em: em 15 de outubro de 2020, com os convidados - Prof. Dr. Everaldo Barreiros de Souza  (PPGCA/UFPA) e Prof. Dr. Altem Nascimento Pontes (PPGCA/UEPA) - "A Pesquisa de  Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Amazônia"

-Transmissão ocorrida em: em 29 de outubro de 2020, com o Profs. Drs. Vitor H. Freitas Gomes e Luciano J. Serejo dos Anjos: "Cenários da Biodiversidade e Mudanças Climáticas para a Amazônia"

- Transmissão ocorrida em: em 22 de dezembro de 2020, com os convidados - Bruno Caragiu e Dra. Marlúcia Martins, mediada pela Mestranda Magda Miranda - "Ações integradas no Mosaico Gurupi" (Msc. Paulo Amador Tavares, na administração).

SEMINÁRIOS:

- Transmissão ocorrida em: 26 de agosto de 2020, com o Dr. Andrés Danilo Velástegui Montoya, Escola Politécnica do Litoral-ESPOL, Equador - "OEA & PPGCA: ultrapassando as fronteiras"

-Transmissão ocorrida em: em 15 de outubro de 2020, com o Prof. Dr. Francisco da Silva Costa, UMINHO, Portugal - "Redução de riscos de desastres e resiliência"

- Transmissão ocorrida em: em 16 de novembro de 2020, com o Prof. Dr. David Roberto Galbraith, University of Leeds, LEEDS, Inglaterra - “The Carbon Cycle of the Amazon Rainforest and its Sensitivity to Global Change”

REALIZAÇÃO DE CURSO INTERNACIONAL

- POSTGRADUATE COURSE ON EVALUATING THE IMPACTS OF LAND USE CHANGE ON THE BRAZILIAN AMAZON. Este é resultado de uma parceria entre o INPE e UFPA e a Universidade de Leeds, financiado pelo Fundo Newton, sendo ministrado pelos pesquisadores britânicos Dominick Spracklen e David Galbraith e docentes brasileiros do PPGCA Marcos Adami e Aline Meiguins. Neste curso os alunos recebem treinamento em modelagem ambiental voltada para o entendimento dos efeitos da mudança de uso e cobertura da Terra no clima e na biodiversidade terrestre. O curso tem duração de uma semana no período integral manhã e tarde e é realizado nos Laboratório do CRA – INPE com disponibilidade de PCs Desktops para as aulas práticas.