Atividades de extensão com inserção social
O Programa desenvolve um conjunto de atividades voltadas à inserção social por meio de parcerias, convênios e ações conjuntas com o Estado e a sociedade civil. Esta atuação vem possibilitando a inserção e o impacto regional e nacional do Programa tanto em termos da cooperação com a sociedade quanto na análise e formulação de políticas públicas na área socioambiental.
A extensão universitária na pós-graduação representa importante via para a qualificação profissional, indo além da dimensão técnico-científica, ao integrar aspectos teóricos e práticos voltados às necessidades sociais. Neste contexto, temas que conectam o funcionamento dos ecossistemas, com as mudanças de uso da terra; modelagem climática com urbanização; percepção ambiental e mudanças climáticas, são conexões que resultam em produções científicas necessárias para apoiar a elaboração de políticas públicas regionais.
No entanto, apesar de algumas iniciativas individuais, ainda é grande a distância entre a academia e a sociedade, sobretudo em relação aos tomadores de decisão. A partir dessa consideração, estimulada pela articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão universitária, os discentes e docentes do Programa de Extensão do PPGCA vem divulgando os resultados das pesquisas desenvolvidas, de um lado, apreendendo o conhecimento local, de outro ampliando as temáticas a partir das demandas sociais, subsidiando, assim, as políticas públicas no âmbito do desenvolvimento sustentável com inclusão social na Amazônia.
Em 2024 foram realizadas ações de extensão na comunidade quilombola do Umarizal, na região do baixo Tocantins, estado do Pará, cujo objetivo principal foi compartilhar saberes entre universidade e comunidade para compreender vulnerabilidades e a sustentabilidade das populações tradicionais amazônicas diante da emergência climática. Conceitos como Sistemas Socioecológicos; Riscos e Vulnerabilidade Socioambiental; Resiliência e Adaptação; Desenvolvimento Sustentável, ODS foram associados nesta atividade.
- CARTOGRAFIA PARTICIPATIVA COM A COMUNIDADE: Atividade de extensão no território Quilombola de Umarizal, Município de Baião-Pa
- Estratégia de fortalecimento da identidade comunitária diante das mudanças climáticas na Amazônia
- MAPA DE PERCEPÇÃO DE RISCOS: território Quilombola de Umarizal, Município de Baião-Pa
- Compartilhando as Ciências Ambientais na Bacia do Tocantins - Baião (PA): Comunidade Quilombola de UMARIZAL
Atuação direta com a graduação
- Nos Cursos de Graduação do Instituto de Geociências da UFPA, com a participação do graduando em projetos e/ou das campanhas dos experimentos desenvolvidos pelos professores/pesquisadores do PPGCA. E nos demais cursos da UFPA, em especial a Graduação em Geografia do IFCH - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
- Atuação de docentes do PPGCA nos cursos de graduação da Universidade Federal Rural da Amazônia e Universidade do Estado do Pará, em atividades de orientação (iniciação científica) ou de trabalhos de conclusão de curso.
- O Museu Paraense Emilio Goeldi está articulado com diversas Instituições de Ensino Superior do estado do Pará através da concessão de estágios não remunerados, de bolsas de iniciação científica, de bolsas de apoio técnico. A integração tem-se dado principalmente através do envolvimento do corpo docente na orientação de bolsistas, permitindo que alunos da graduação tenham a sua disposição temas, teorias e resultados recentes e inovadores de pesquisa.
- Estágios interinstitucionais com os pesquisadores atuantes em problemas socioambientais na Amazônia. Alunos e docentes do PPGCA, junto com outras instituições de ensino superior do país, participam de cursos de campo relacionados à ecologia e botânica na Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), que são oferecidos em conjunto com o MPEG.
- A EMBRAPA oferece vagas para estágio em seus laboratórios, além de bolsas PIBIC que são de acesso aos alunos da graduação e facilitam a integração destes com as atividades desenvolvidas na instituição. O Programa de Estágio de Complementação Educacional da EMBRAPA existe com o objetivo de orientar os estudantes, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na instituição de ensino. Isso ocorre por meio da vivência de ambientes e processos de trabalho em situações reais da futura profissão.